Você sabe o que é compostagem?



Trata-se de um processo que transforma diferentes tipos de resíduos orgânicos (estrume, folhas, papel e restos de comida) em adubo que, quando adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas.
A compostagem é um processo 100% ecológico, pois, além de sustentável, você também estará dando uma alternativa ao lixo orgânico, que corresponde a metade do lixo produzido.

Hoje Silvaeletricidade.com vai te mostrar como transformar restos de comida em adubo. Essas técnicas são realmente bem simples – não precisa de muito espaço, não faze muita sujeira e não tem mau cheiro, mas claro, exige um pouquinho de consciência ecológica e de boa vontade.
Como separar e armazenar o lixo orgânico doméstico?
Utilize duas latas de lixo em sua cozinha com capacidade de 50 litros ou mais. Em um dos recipientes coloque o lixo seco (jornais, revistas, vidro, metal, plástico etc).  Reserve a outra lixeira para o lixo orgânico.
Quando a lixeira estiver cheia, leve os resíduos para o local destinado ao preparo do composto e comece a formar as pilhas de compostagem.
Onde deixar a composteira?
Morando em casa – coloque a composteira no jardim ou quintal, semi-coberta para não pegar sol nem chuva.
Morando em apartamento – providencie uma caixa e a encha de terra, areia ou serragem. Em seguida faça furos no fundo do recipiente para que o excesso de líquido escorra e não se esqueça de colocá-la em local arejado.
O que pode ser colocado na composteira?
Resto de alimentos como legumes, grãos, massas e bolos, frutas ou hortaliças, são bem vindos. Pó de café e cascas de ovos também são boas opções.  Para obter um melhor resultado, corte os restos em pequenos pedaços. Sempre que adicionar algo a sua composteira, cubra com folhas, terra ou serragem. Lembre-se: quem faz todo o trabalho são as minhocas, se a sua composteira estiver repleta delas, é porque está funcionando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie nos sua mensagem...